Plataforma Horizonte Rural para apoio a produção sustentável de flores na Colômbia

Encontros realizados nos dias 8 a 10 de abril entre a Fundação Solidaridad e a Associação Colombiana de Exportadores de Flores (Asocolflores) debatem a adoção da plataforma Horizonte Rural alinhada ao padrão de certificação Florverde Sustainable Flowers.

A Solidaridad Brasil e a Asocolflores iniciaram uma parceria no segundo semestre de 2014 com o objetivo de apoiar empresas colombianas do setor de flores na busca pela certificação Florverde Sustainable Flowers. Neste projeto, a plataforma Horizonte Rural será adaptada ao setor, adotando a abordagem de melhoria contínua para que os produtores progridam para uma produção mais sustentável e atinjam o padrão Florverde.

Equipe participante da oficina.

Nesta direção, foi realizada uma oficina em Bogotá, Colômbia, para o intercâmbio entre a metodologia e os sistemas utilizados pela plataforma Horizonte Rural e o padrão de certificação Florververde Sustainable Flowers. Este foi um passo fundamental para a estruturação dos guias de auto-avaliação para produtores de flores no país.

Segundo Ximena Franco, Diretora do Programa Florverde, haverá a participação de 10 empresas floricultoras nesta etapa do projeto. Andrea Olivar, Gerente da Solidaridad na Colômbia, disse que “esta é a primeira vez que a ferramenta Horizonte Rural é implementada na Colômbia. Temos muitas expectativas em relação aos resultados e esperamos poder replicar em outros setores que queiram promover a sustentabilidade em suas cadeias de produção”.

Durante os encontros em Bogotá em abril, foi realizada também uma visita a uma fazenda de cravos para conhecer o processo de produção desde o plantio, passando pela colheita e preparação para exportação.

O Setor de flores na Colômbia

Plantação de cravos

Devido à crescente demanda por flores produzidas de maneira sustentável, empresas exportadoras na Colômbia são requeridas a certificar sua produção visando garantir sua posição no mercado. Atualmente a Colômbia é o segundo maior exportador mundial de flores e 39% da produção nacional são certificados. O padrão foi desenvolvido pela Florverde em conjunto com a Asocolflores como uma estratégia para desenvolver capacidades e implementar as melhores práticas ambientais e sociais.

 

A Asocolflores – Associação Colombiana de Exportadores de Flores – é uma organização sem fins lucrativos que representa e defende os interesses de produtores e exportadores de flores da Colômbia responsáveis por 80% das exportações do país.  A instituição é responsável pelo padrão Florverde Sustainable Flowers, criado como estratégia para desenvolver capacidades e implementar melhores práticas ambientais, sociais e de qualidade.

Sobre o Horizonte Rural

Horizonte Rural é uma solução integrada para apoiar o processo de melhoria contínua na produção agropecuária na direção de uma produção cada vez mais sustentável. O Horizonte Rural compreende uma metodologia dedicada, respaldada por um sistema de informação especializado e uma estratégia de intervenção focada no fortalecimento de parcerias nas cadeias de produção.