Nossa abordagem

OS PRINCÍPIOS-CHAVES DO HORIZONTE RURAL

Melhoria contínua

  • Um processo educativo e progressivo: Acreditamos que a adequação socioambiental na área rural é um processo que deve ser liderado pelo próprio produtor e que deve promover o aprendizado ao longo do tempo. O programa Horizonte Rural apoia a autonomia do produtor em identificar e planejar soluções apropriadas para suas propriedades.
  • Quatro estágios de sustentabilidade: a metodologia do programa é baseada em uma visão de melhoria contínua a partir da identificação de quatro estágios de sustentabilidade para cada tema relevante para o sistema de produção. Os estágios ajudam o produtor a visualizar sua situação atual e a enxergar o caminho a ser percorrido.
  • Multi-referências: para balizar esse caminho referências diversas (legislação, acordos setoriais ou padrões de certificação) são usadas para identificar as práticas determinantes para passar de um estágio para o outro, e são rastreadas pelo sistema a fim de ajudar o produtor a identificar as prioridades em função de seus objetivos.

 Engajamento: para os produtores, com os produtores e todos os atores da cadeia

  • Com os produtores: o processo de desenvolvimento das ferramentas é conduzido com a participação direta de associações de produtores e seus membros, de forma a adequar o conteúdo e a linguagem à realidade do campo.
  • Para os produtores: todos os produtores podem participar independentemente do nível de sustentabilidade, do tamanho da propriedade ou da escolaridade. São previstos formatos específicos de aplicação das ferramentas para atender todos os perfis de produtores
  • E todos os atores da cadeia: O programa Horizonte Rural visa facilitar o engajamento de todos os atores da cadeia no processo de melhoria contínua. A premissa do programa é que a partir da identificação dos desafios por região ou por grupo de produtores, empresas compradoras, fornecedores de insumos ou organizações financeiras podem contribuir para a identificação de soluções concretas e a resolução de problemas. A confidencialidade dos dados individuais dos produtores é um principio fundamental do programa. As respostas individuais dos produtores são usadas para gerar o relatório de recomendações e os dados agregados (anônimos) dos grupos participantes alimentam um banco de dados. As respostas individuais não são divulgadas sem a autorização do produtor.

Sistema automatizado: multifuncionalidades, flexibilidade e ganho de escala

  • Sistema automatizado, desenhado especialmente para o programa e com metodologia exclusiva: permite o cálculo do desempenho dos produtores, a geração automatizada de recomendações, checklist de não conformidades e estimativas de custos.
  • Policulturas, multi-referências e multi-idiomas: as ferramentas podem ser adaptadas para diferentes commodities e adequadas às realidades de diferentes regiões. Todas as referências relevantes, dependendo do contexto local e da estratégia de comercialização, podem ser incluídas e rastreadas pelo sistema a fim de atender requisitos específicos de uma determinada cadeia de produção.
  • Segurança: os dados do sistema são criptografados e diferentes níveis de acesso garantem a confidencialidade dos dados dos participantes do programa;
  • Serviços online: todas as ferramentas de diagnóstico, planejamento e monitoramento estão disponíveis online para acesso no horário mais conveniente para o participante.
  • Ganho de escala: o sistema automatizado e as opções de aplicação online permitem que os custos envolvidos para o uso das ferramentas baixem de forma exponencial em função do número de produtores.