Agricultores familiares avaliam suas práticas com o primeiro guia de Palma no Brasil

A autoavaliação foi o primeiro passo para a melhoria contínua da nova cultura no estado do Pará.

A Fundação Solidaridad oferece suporte a 268 produtores familiares de palma fornecedores da ADM a progredirem em suas práticas sociais, ambientais e de gestão.  Por meio da plataforma Horizonte Rural, os produtores puderam avaliar seu sistema de produção considerando os princípios e critérios RSPO (Mesa Redonda sobre Palma Sustentável) e a legislação nacional. Os objetivos do projeto são atingir maior eficiência na produção, melhoria na renda das famílias e fomentar o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas.

Ainda iniciantes na cultura de palma, os produtores participantes do projeto estão localizados no Oeste do Pará, região Amazônica caracterizada pelo desmatamento, baixos índices de escolaridade e de Desenvolvimento Humano dentre os municípios brasileiros. Tradicionalmente, a região produz farinha de mandioca e açaí. A cultura do dendê, como a palma é chamada localmente, amplia as fontes de renda das famílias que possuem contratos de venda direta para a ADM.

IMG_3939O Guia de Autoavaliação para Agricultores Familiares de Palma foi desenvolvido em parceria com equipe da ADM e validado em campo de modo a refletir a realidade local. O engajamento e aplicação da versão 1.0 do guia ocorreu em grupos, com o apoio de técnicos da Solidaridad e ADM, nas sedes das associações organizadas pelos produtores. Os próximos passos são a devolução dos resultados da autoavaliação aos produtores por meio dos relatórios individuais que qualificam a performance dos agricultores e oferecem recomendações para a melhoria da gestão da propriedade e sustentabilidade do cultivo.

Os dados agregados gerados pela plataforma Horizonte Rural também guiarão a assistência técnica da ADM. Ao apostar em um modelo responsável de gerenciamento de sua cadeia de fornecedores, a empresa melhora sua própria performance além de poder gerar benefícios para as comunidades locais.

 

Sobre o Horizonte Rural

Horizonte Rural é uma plataforma para apoiar o processo de melhoria contínua na agropecuária na direção de uma produção cada vez mais sustentável. O Horizonte Rural compreende uma metodologia dedicada, respaldada por um sistema de informação especializado e uma estratégia de intervenção focada no fortalecimento de parcerias nas cadeias de produção.